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Ao abastecer um utilitário esportivo ou uma picape movidos a diesel, você pode se deparar com a surpresa de encontrar dois tanques para abastecimento. Mas por que agora os veículos contam com essa configuração aparentemente complicada? A resposta está nas novas leis de emissões de poluentes que estão em vigor.
Neste artigo, explicaremos o motivo dessa mudança e como ela afeta o abastecimento desses veículos.
Ao longo dos anos, as tecnologias dos motores a diesel passaram por grandes mudanças para atender às exigências cada vez mais rigorosas das leis de emissões de poluentes.
Deixaram de usar o sistema mecânico e passaram a adotar a injeção eletrônica, o que resultou em maior eficiência e menor emissão de poluentes.
No entanto, o diesel apresenta um desafio adicional em relação à queima e à emissão de poluentes. A queima do diesel gera material particulado, que é extremamente nocivo para a atmosfera.
Para reduzir essa emissão, foram implementadas tecnologias como a válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation), filtro de partículas diesel (ODPF) e sistema de pós tratamento com Arla.
Por isso, a Guará Diesel sempre preserva a organização da empresa e o bem-estar dos clientes, atendendo a norma Euro 6 (um conjunto de normas regulatórias que estabelecem os limites máximos de emissões de poluentes para veículos a diesel na União Europeia).
Embora o filtro de partículas diesel tenha sido uma solução eficaz para reduzir a emissão de poluentes, ele apresentou alguns problemas. A falta de manutenção adequada causa danos ao motor e a altos custos de reparo.
Além disso, os veículos que são utilizados principalmente em áreas urbanas, tendem a ter uma saturação mais rápida desse filtro de partículas.
O sistema utiliza o ARLA 32, também conhecido como AdBlue ou DEF, que é injetado no escapamento, reagindo com os gases no catalisador SCR para converter óxidos de nitrogênio em nitrogênio e água.
Trata-se de uma solução de água desmineralizada misturada com 32,5% de uréia técnica — uma solução de pós tratamento, finalizadora.
Essa solução é injetada diretamente no sistema de escape do veículo e, quando entra em contato com os gases nocivos, é capaz de convertê-los em nitrogênio e água.
Dessa forma é evitado e os veículos conseguem atender às novas normas de emissão de poluentes, evitando danos ao meio ambiente.
Em média, o consumo de Arla 32 é conforme se nota quando está poluindo ou não, não de acordo com o consumo do óleo diesel.
Portanto, se o motorista acelerar mais, será necessário injetar uma maior quantidade de Arla 32 no escapamento para compensar a maior geração de gases nocivos.
Quanto ao abastecimento do tanque de Arla 32, a maioria dos veículos de grande porte possui um reservatório com capacidade de até 60 litros.
Segundo as montadoras, essa quantidade é suficiente para percorrer cerca de 10.000 quilômetros, o que coincide com a periodicidade das trocas de óleo e revisões do veículo.
Para evitar que os motoristas deixem o reservatório de Arla 32 vazio, as montadoras implementaram uma programação que impede a partida do veículo caso o tanque esteja vazio.
Isso é feito para evitar que o veículo circule emitindo altos níveis de poluentes.
Além disso, muitos veículos perdem potência ou tiveram adicionados alertas sonoros e visuais no painel do veículo para lembrar constantemente o motorista da necessidade de abastecer o reservatório de Arla 32.
O sistema de dois tanques em veículos movidos a diesel é uma resposta às novas leis de emissões de poluentes, sendo um reservatório para o diesel e o outro para a solução Arla 32.
Guará Diesel é uma empresa especializada em sistemas de pós-tratamento, com equipamentos de precisão para reparação. Se você está enfrentando problemas com seu sistema de Arla, a Guará Diesel tem a solução!
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A Guará Diesel oferece o conteúdo mais completo do setor de reparação automotiva e está pronta para ajudar você a manter seu veículo e/ou equipamento em perfeito estado de funcionamento.
Não deixe para depois, faça a manutenção preventiva e evite problemas futuros!
Fonte: Canal Car UP Dicas Automotivas
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